Ei, tutor, já ficou sabendo da novidade? Em 2025, entrou em vigor uma nova regulamentação que torna obrigatório o registro geral (RG) para cães em diversas cidades e estados brasileiros.
Essa medida tem como objetivo principal promover a identificação e o bem-estar dos animais, além de facilitar o controle populacional e a responsabilização dos tutores em casos de abandono, maus-tratos ou perda.
Já sabe como vai funcionar?
O cadastro nacional de animais domésticos funcionará como uma espécie de documento de identidade, contendo informações como o nome do animal, raça, idade, características físicas e dados de vacinação, e os dados do tutor, como nome, endereço e contato.
Como fazer o cadastro do seu pet?
Os tutores deverão registrar seus animais em órgãos responsáveis, como secretarias municipais de saúde ou meio ambiente. Em algumas cidades será possível realizar o processo online.
E quais são os próximos passos?
Apesar de ser uma novidade para muitos, a medida já foi implementada em caráter experimental em algumas regiões, mostrando resultados positivos em termos de segurança e cuidado com os pets.
Fique ligado: essa mudança reforça a responsabilidade que os tutores têm com seus animais de estimação e é mais um passo importante para garantir o bem-estar animal no Brasil. É essencial que todos os tutores fiquem atentos às novas regulamentações e regularizem a situação de seus cães dentro do prazo estipulado, evitando possíveis multas ou sanções.
Conte com o Nosso Vet para deixar você atualizado sobre o universo dos pets e, claro, para manter a saúde do seu melhor amigo em dia.