Plantas trazem beleza para a casa e frescor ao ambiente, mas se você tem pets precisa ficar ligado: muitas espécies usadas como decoração são tóxicas para os bichinhos. Continue lendo e veja as principais plantas que você deve deixar longe dos seus pets.
Lírio: extremamente tóxico para gatos, o lírio pode causar falha renal, mesmo em pequenas quantidades. A ingestão de qualquer parte da planta – folhas, flores, pólen ou água do vaso – pode ser fatal.
Comigo-ninguém-pode: essa planta contém cristais de oxalato de cálcio, que podem provocar inchaço na boca, dificuldade para respirar e irritações graves.
Espada-de-São-Jorge: apesar de ser muito resistente e popular na decoração, pode causar vômitos e diarreia nos pets se for ingerida.
Costela-de-Adão: os cristais de oxalato presentes na planta podem gerar irritação oral, salivação excessiva e vômitos.
Azaleia: uma planta ornamental muito comum, mas extremamente perigosa para cães e gatos, podendo levar a vômitos, diarreia, convulsões e até arritmia cardíaca.
Copo-de-leite: assim como outras da família Araceae, contém oxalato de cálcio, que pode provocar inchaço na língua e dificuldades respiratórias.
Espirradeira: a planta é altamente tóxica e pode causar problemas cardíacos, vômitos e até levar à morte se ingerida em grandes quantidades.
Plantas e pets podem conviver juntos, mas é essencial garantir um ambiente seguro para todos!
O Nosso Vet nasceu com o objetivo de oferecer o que há de mais completo na medicina veterinária para cuidar da saúde do seu pet com a atenção que ele merece. Venha nos conhecer.
Whatsapp: (11) 3003-3381 | Atendimento: de segunda a sexta-feira das 9h às 21h e aos sábados das 9h30 às 16h. | R. Borges de Figueiredo, 580 – Mooca, São Paulo